Parto

Belo Horizonte - MG

Fotografia de parto - nascimento Bernardo

O Bernardo chegou no primeiro dia de Outubro de 2020. Na madrugada do início de Outubro chegou para a Bárbara, sua mãe que o esperava ansiosa. Bitinha, vó e mãe sempre presente e parceira acompanhou e viveu este grande encontro.


Acho bonito na fotografia de parto e família como é reconfortante estar sempre próximo de outras mães, somos força e acolhimento umas para as outras. Foi desse sentimento de "reconhecimento materno" que acabei por fotografar o parto da Bárbara. A Bárbara gestou Bernardo em meio à pandemia do COVID-19, de volta à casa de seus pais. Com leveza e bom (ácido também) humor viveu a espera, as incertezas e inseguranças (aquelas que todas nós sentimos em diversos momentos da maternidade), a dor nas costas, intensas desde o início da gravidez.

Com 40 semanas e 1 dia de gravidez, problema na coluna e muita ansiedade, a Bárbara foi para a indução no final de Setembro, após longas horas de espera e um trabalho de parto que não se iniciava, ela e sua médica optaram pela cesariana. Na sala de cirurgia, junto de sua mãe, sempre calma e companheira, ela tremia, sua espera e medo eram físicos, aparentemente pela cirurgia, mas também por aquela vozinha que te avisa que seu bebê está chegando. Minutos depois a emoção e o encantamento de mãe e avó tomaram conta de toda a sala.

00:49 em 01 de Outubro de 2020 nasceram filho, mãe e avó. Bárbara me falava: "Você viu Jess como ele é lindo?" 

E eu vi, como todos eram lindos, lembrei de quando nasci mãe também e tive minha filha nos meus braços pela primeira vez. Neste momento eu também nasci como fotógrafa de partos, tive a certeza de querer poder registrar e eternizar o nascimento do amor, o encontro de famílias e laços.


Agradeço, sempre, a cada família que abrem as portas dos momentos mais queridos de suas vidas para meu olhar. 

Obrigada Bárbara, Bitinha e Bernardo!